O Terminal de Grãos Ponta da Montanha é um terminal autorizado que presta serviços de recebimento, armazenamento e embarque de grãos para o segmento do Agronegócio. Com uma estrutura robusta para realizar suas operações, o TGPM possui um armazém com capacidade para 120 mil toneladas de armazenamento e 6 silos que juntos podem comportar até 30 mil toneladas. Além disso, por meio da sua localização privilegiada no Polo Industrial de Barcarena – PA, com condições em acesso multimodal e conexão para os cinco continentes, o Terminal expõe imenso potencial de crescimento para negócios. Atualmente, a organização atende especialmente às demandas dos seus acionistas: ADM do Brasil Ltda e Viterra.
Prover a melhor opção de logística multimodal integrada da “fronteira norte”, proporcionando competitividade através da eficiência operacional, criando valor à Sociedade, aos acionistas e aos colaboradores, primando pela perpetuidade do negócio e agindo com responsabilidade socioambiental.
Implementar toda a estrutura de cadeia logística integrada, atingindo a excelência operacional.
Estabeleça relacionamentos com transparência e dignidade. Valorize a diversidade.
Seja honesto e sincero.
Obtenha êxito junto com os outros.
Trate a todos e a tudo com atenção e consideração. Demonstre respeito.
“Pense fora da caixinha”. Desafie a lógica convencional. Use suas habilidades para criar ferramentas e adaptar soluções.
Tome as coisas para si. Faça. Não desista. Cumpra as atividades que lhe forem designadas com excelência e no prazo, respeitando os requisitos aplicáveis.
Seja comprometido com a efetividade e o aprendizado de operar, avaliar, realizar, planejar, desenvolver, implementar e continue melhorando.
Respeite a vida. Seja comprometido com a segurança das pessoas, das instalações, dos grãos e do meio ambiente. Zero acidente é possível.
O Terminal Portuário iniciou sua operação na década de 90, associado a uma planta de beneficiamento de Caulim promovendo a exportação deste. A primeira operadora do terminal foi a empresa Rio Capim Química S/A (RCQSA). As atividades industriais encerraram ao final de 2012.
Em dezembro de 2012, a ADM do BRASIL Ltda, passou a ser a nova proprietária do Terminal, atendendo a finalidade de movimentar granéis vegetais sólidos. Em 2014, recebemos da SEMAS a Licença de Operação, a qual autorizou a movimentação de 324.000 toneladas de grãos/mês.
Em abril de 2015, através da Licença de Instalação, a SEMAS autorizou a construção de um armazém horizontal com capacidade para armazenar 120.000ton, a implantação de esteiras transportadoras, Torre III do píer, dolfins e canteiro de obras.
Em julho de 2015, a ADM (Archer Daniels Midland) somou esforços com a Viterra, e juntas formaram a joint venture “TERMINAL DE GRÃOS PONTA DA MONTANHA S.A.”.
TGPM – Terminal de Grãos Ponta da Montanha S/A na prestação de serviços de recebimento, armazenagem e embarque de grãos vegetais, realizados no seu Terminal Autorizado localizado no município de Barcarena, no estado do Pará, assegura os seguintes compromissos na condução dos seus negócios:
Atender e satisfazer os requisitos legais e outros aplicáveis das suas partes interessadas e do sistema de gestão integrado.
Proteger o meio ambiente em parceria com as comunidades, prevenindo a poluição, usando os recursos naturais de forma sustentável e fazendo a gestão correta dos resíduos gerados, para proteger a biodiversidade e os ecossistemas do entorno.
Fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis, para a prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e problemas de saúde, eliminando perigos, reduzindo riscos e disponibilizando ferramentas para consulta e participação dos trabalhadores no sistema de gestão integrado.
Proteger as informações de propriedade e responsabilidade da organização, bem como as ações destinadas a assegurar a disponibilidade, confidencialidade, integridade, autenticidade e legalidade da informação, por meio de um processo de gestão de riscos e controles de segurança da informação, conforme declaração de aplicabilidade.
Melhorar continuamente para aumentar o desempenho do sistema de gestão integrado.
Cumprir as demais políticas da organização.
Sua localização é estratégica, pois oferece condições de acesso multimodal, seja através do rio Pará, onde se conecta às principais hidrovias da Amazônia, seja através do rio Tocantins, do rio Amazonas, do rio Tapajós e do rio Madeira. Por via rodoviária conecta-se a PA-483 (Alça Viária), a PA-252, a BR-151, a BR-316 e BR-010. Sua localização está na área de planejamento/projeto das ferrovias Norte-Sul (EF-151) e FEPASA. Seu acesso ao oceano Atlântico se dá pelo estuário do rio Pará e por meio do canal do Quirirí. Pelo oceano Atlântico se conecta com os 5 continentes através dos 7 mares.
A área do terminal é de 13 hectares dos quais cerca de 31.849m² são de área construída, com frente de aproximadamente 750m para o rio Pará, a montante de Vila do Conde.